Posso correr?

Se o exercício praticado de forma incorreta já pode prejudicar uma coluna saudável, um paciente com uma patologia prévia na coluna vertebral deve dobrar o cuidado.

Mas isso não significa que o exercício seja proibido. Na verdade é o contrário: praticar um esporte para fortalecer a musculatura é uma conduta essencial no tratamento de diversas patologias.

Por outro lado, a escolha da modalidade, a execução correta dos movimentos e um acompanhamento multidisciplinar são fundamentais para se evitar lesões e melhorar o quadro.

Na hérnia de disco, por exemplo, existem diversas atividades físicas não recomendadas e outras que, sob supervisão, podem amenizar a condição.

No post de hoje usamos como exemplo a corrida, um esporte democrático e escolhido por diversos indivíduos que querem iniciar uma vida mais ativa.

Então, retomando à pergunta do post: “Quem tem hérnia de disco pode correr?”

Bom, antes de respondê-la, vamos entender melhor sobre os discos intervertebrais? Tratam-se de estruturas compostas por uma porção mais fibrosa, chamada de ânulo fibroso, e outra mais elástica, chamada núcleo pulposo. Basicamente, sua principal função é absorver impacto e proporcionar mobilidade entre uma vértebra e outra. Dessa forma, um estresse mecânico pode gerar problemas e desencadear uma doença degenerativa discal – sendo a hérnia de disco uma fase dessa doença.

Considerando que caminhar e correr são funções básicas do nosso corpo, tais atividades são estimuladas no processo de reabilitação. Mas veja bem, determinar os motivos que favorecem o quadro mediante uma avaliação de um especialista é indispensável para o paciente, já que cada caso é diferente e temos uma série de fatores influenciáveis, como alimentação, genética, postura, entre outros.

“Mas, doutor, existe um esporte contraindicado para quem tem hérnia de disco?”. Sim, principalmente atividades físicas que envolvam carga axial em excesso, como levantamento de peso ou impacto irregular e imprevisível, como algumas artes marciais.

Resumindo, praticar exercício incorretamente é perigoso, mas ficar parado também é. Procure um especialista que auxilie na determinação da melhor prática para o seu caso.